Aperta o Rec 030 | Fake News

Quem nunca acreditou em uma noticia falsa e custou acreditar que não era verdade, pois bem é disso que vamos falar neste programa.

 

Fake News como você deve saber é uma noticia falsa, uma notícia mentirosa e pensando em um tema para gravar este programa, foi observando os acontecimentos recentes a esta gravação que chegamos a mais um Aperta o Rec.

Muito bem, tenho certeza que em algum momento você já se deparou com uma notícia mentirosa nas redes sociais, em sites ou mesmo circulando em aplicativos de mensagens no Smartphone. Mas em quantas delas você foi atras para saber se realmente aquela noticia era real.

Vou dar um exemplo…Um artista de televisão muito famoso foi internado com um sério problema de saúde e seu esta do é grave, após algumas horas, um site ou uma publicação em uma rede social informa que este artista acaba de falecer… pronto de repente um monte de postagens começam a surgir nas redes, as pessoas começam a compartilhar aquilo de tal forma que ganha uma proporção enorme até que enfim alguém pensou, checou a informação, ligou no hospital e o médico se vê na situação de dar uma entrevista e informa que o astro da televisão esta em estado grave mas que a situação esta sobre controle sem risco de vida desmentindo assim essa noticia mentirosa.

O “Fake News” tem tomado força nestes últimos anos, empresas tem ganhado muito dinheiro produzindo esse tipo de conteúdo atras de cliques para monetização em seus sites e com isso, pessoas como eu e você estamos sujeitos a qualquer momento nos deparamos com uma Fake News. Na maioria das vezes, essas noticias vem acompanhada de sensacionalismo, algo que realmente vai causar uma grande mobilização na internet mas porque isso acontece? Será que estamos num estado de inocência a tal ponto que acreditamos em tudo que a “Internet” nos apresenta?

Hoje o Brasileiro esta conectado praticamente 24 horas por dia, sim até dormindo o brasileiro esta conectado recebendo informação, as redes sociais como Facebook por exemplo se tornou a realidade de muita gente, ouvimos muitas vezes aquela frase… ” Você viu no Facebook, saiu que fulano de tal fez isso” estou dando apenas um exemplo, não estou aqui dizendo que o Facebook seja criador de Fake News, estou apenas usando como exemplo porque mais de 100 milhões estão na rede consumindo e compartilhando seus momentos na em sua time line. 

Veja uma publicação que o Jornal ” Folha de São Paulo” fez ao notificar que não publicariam mais seus conteúdos no Facebook:

Folha deixa de publicar seu conteúdo no Facebook nesta quinta (8). O jornal manterá sua página na rede social, mas não mais a atualizará com novas publicações.

Logotipo do Facebook

A decisão é reflexo de discussões internas sobre os melhores caminhos para fazer com que o conteúdo do jornal chegue aos seus leitores, preocupação que consta do novo Projeto Editorial da Folha, divulgado no ano passado.

As desvantagens em utilizar o Facebook como um caminho para essa distribuição ficaram mais evidentes após a decisão da rede social de diminuir a visibilidade do jornalismo profissional nas páginas de seus usuários.

O algoritmo da rede passou a privilegiar conteúdos de interação pessoal,em detrimento dos distribuídos por empresas, como as que produzem jornalismo profissional.

Isso reforça a tendência do usuário a consumir cada vez mais conteúdo com o qual tem afinidade, favorecendo a criação de bolhas de opiniões e convicções, e a propagação das “fake news”.

Confirma a matéria completa no link abalixo

Link da matéria ( https://www1.folha.uol.com.br/poder/2018/02/folha-deixa-de-publicar-conteudo-no-facebook.shtml acessado heim 01/03/2018 às 04:08)

Hoje talvez os maiores meios de veiculação de Fake News aqui no Brasil seja o Facebook e o Whatsapp. Correntes, noticias de assuntos diversos, casos mirabolantes, boicotes nas eleições, boicotes para atingir redes de televisão e… como você lida com tudo isso?

No Brasil, não é difícil receber fake news no Feed de Notícias do Facebook ou em mensagens de grupos no WhatsApp, onde são usadas, até mesmo, para espalhar vírus e aplicar golpes em usuários do aplicativo. As notícias falsas, no entanto, vão além de brincadeiras inocentes na Internet e têm feito vítimas reais.

A situação é tão preocupante que as próprias redes sociais têm tomado providências para barrar as fake news. Somente em 2017, o Facebook realizou diversas ações, como alterar o algoritmo para que publicações suspeitas sejam automaticamente enviadas para checagem e impedir que certas páginas alterem a miniatura de links publicados.

Fonte: https://www.techtudo.com.br/noticias/2018/01/o-que-sao-fake-news-veja-dicas-para-identificar-boatos-na-internet.ghtml (acessado em 01/03/2018 às 04:24

O que fazer ao se deparar com uma possível Fake News

  1.  Nunca compartilhe antes de ler;
  2. Faça uma busca no Google;
  3. Pesquise a reputação do veículo;
  4. Veja se a data de publicação é mesmo recente;
  5. Use o bom senso e, se possível, consulte as fontes oficiais;

Eu reforço aqui, é sempre muito bom que antes de qualquer coisa você confirme a informação antes de publicar-la e compartilhar com mais alguém.


Ficha Técnica

 

Nossas Redes Sociais:

Twitter: @apertaorec

Instagram: @apertaorec

Facebook.com/apertaorec

E-mail: apertaorecradioepodcast@gmail.com

www.apertaorec.com

Link da nossa Pesquisa Aqui


Classificação no iTunes

 Lembre-se de avaliar-nos no iTunes e deixando seu comentário lá, é rápido e sua classificação com 5 estrelas nos ajuda a aparecer melhor posicionado e desta forma outras pessoas também podem nos achar com mais facilidade.

 

Indique o Aperta o Rec – Rádio e Podcast para seus amigos e no twitter toda sexta –feira usando a Hashtag #podcastfriday isso também nos ajudará bastante!!!

 

Compre já sua camiseta do Aperta o Rec e nos ajude a continuar com nosso trabalho levando conteúdo, informação e entretenimento na internet.

Você também nos ajuda comprando pelo nosso link na Amazon

 


Bibliografia da pesquisa:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Not%C3%ADcia_falsa

http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2018/02/fake-news-estudo-revela-como-nasce-e-se-espalha-uma-noticia-falsa-na-web.html

https://pt-br.facebook.com/business/news/102-milhes-de-brasileiros-compartilham-seus-momentos-no-facebook-todos-os-meses

https://canaltech.com.br/redes-sociais/brasil-e-o-pais-que-mais-usa-redes-sociais-na-america-latina-70313/

https://www.techtudo.com.br/noticias/2018/01/o-que-sao-fake-news-veja-dicas-para-identificar-boatos-na-internet.ghtml

https://pt.wikipedia.org/wiki/Imprensa_marrom