Aperta o Rec 026|Lives & Streaming


 

Neste programa vamos falar sobre as lives e qual o resultado que elas oferecem.

No programa de hoje vamos falar sobre o Streaming e o que ele gera em nossa vidas hoje, qual o resultado que isso gera? qual a motivação das pessoas fazerem lives? é sobre isso que vamos conversar e refletir um pouco neste programa.

Pra falar de lives , precisamos falar da tecnologia chamada ” Streaming”.

Streaming é uma tecnologia que envia informações multimídia, através da transferência de dados, utilizando redes de computadores, especialmente a Internet, e foi criada para tornar as conexões mais rápidas. Live Streaming é a tecnologia que possibilita transmitir e assistir um evento ao vivo pela internet.

O Streaming surgiu por volta de 1995 e em 1997 foi quando começou as transmissões em vídeo e segundo o site ” aovivonaweb” a primeira transmissão na internet teria sido um jogo de futebol americano entre Cleveland Indians e Seattle Mariners em 9 de Abril de 1997, pelo menos é o que temos noticia.

Hoje quando se fala de “Lives” qual o meio que vem em sua cabeça? Seria o Facebook? Instagram? Youtube? Periscope? e há quem se lembre das TwittiCam onde  eram poucas pessoas que conseguiam e tinha acesso a esse recurso e inclusive a velocidade de internet não ajudava muito nesta época.

Em 2016 o Facebook habilitou essa funcionalidade (mais precisamente em 06 de Abril de 2016) o Instagram veio um pouco depois, segundo a pesquisa que fiz, essa função foi habilitada aqui no Brasil no incio do ano de 2017. Exitem outras opções de Live Streaming como o Períscope que é uma ferramenta do Twitter e teve seu lançamento mesmo em 2015 mas todo a ideia do projeto começou nem 2013 mas em um outro programa vou falar melhor do Períscope porque hoje vamos focar mesmo no quesito  “Lives”.

Como vocês sabem o Youtube ainda seja o maior canal de lives em todo o mundo e também foi a pioneira, pois as “lives” começou em 2008 e foi uma transmissão feita pelo próprio pessoal do Youtube.

Hoje todos temos este recurso na palma de nossas mãos,nem mesmo a internet de má qualidade que temos hoje (comparada a de outros países) é impessílio para abrir sua plataforma preferida e “fazer uma live”.

Com o avanço da internet, o surgimento de Youtubers famosos que ganham destaque e muitas vezes sendo mais famosos que muitos artistas de televisão, as lives em aplicativos de redes sociais dão voz, imagem a “anonimos” e dão visibilidade a “meros mortais” como eu e você.

E ai quero te convidar meu caro ouvinte/leitor a pensar… porque queremos tanto aparecer? porque queremos tanto mostrar as pessoas o que estamos fazendo o que ganhamos com isso? mas isso também pode ser assunto para outro programa então voltemos ao tema deste programa que é o Streaming.

O Streaming possui dois lados como tudo em nossa vida, o lado bom que é o acesso a informações, músicas, videos, exposições etc e o lado negativo. Falando de música, aumentou e muito a divulgação de um trabalho musical por exemplo, por outro lado prejudicou gravadoras e distribuidoras de discos. Os meios de comunicação também estão se adaptando cada vez mais com os serviços em Streaming. Hoje você encontra inúmeras rádios pela internet, Tvs pela Internet e canais específicos de filmes e séries como você sabe muito bem como a Netflix.

Mas uma coisa é bem verdade e já é uma realidade, estamos vivendo a era do conteúdo sobre demanda, o ” On Demand”  você escolhe o que quer assistir e quando assistir e eu me pego pensando… qual o futuro da TV e do Rádio aberto com essa onda gigantesca chamada ” conteúdo on demand” ?

Agora levando em conta as opções (que não são poucas) em Streaming, seja filmes Séries, Rádios pela internet e porque não podcast, quais são então os pontos positivos. Eu vou classificar aqui alguns pontos positivos e negativos mas quero saber a sua opinião ao final deste programa deixando seu comentário.

Alguns pontos negativos sobre o Streaming

Depender do bom funcionamento dos servidores de internet que podem ficar fora do ar a qualquer sinal de instabilidade ou estar em um local que não tenha um sinal bom, dessa forma você pode ficar sem acessar seu serviço de Streaming, um exemplo é acompanhar uma live ou ouvir uma rádio web por exemplo.

Alguns pontos positivos sobre o Streaming

O Streaming usa o cachê do sistema e por isso as informações ficam arquivadas temporariamente e conforme a informação vai chegando ela é reproduzida, isso é de acordo com a sua banda larga.

Com Streaming você acaba tendo acesso a vários tipos de conteúdos, todo mundo tem algo para mostrar e compartilhar…

E falando em Streaming e das vantagens que ele apresenta, vamos falar um pouco sobre as Lives…

Ultimamente às lives tem crescido demais, se você pegar suas redes sociais,a  maioria já possui este recurso e toda hora é notificado quando algum contato de sua lista esta “Ao Vivo” e a pergunta que quero fazer é: Em um momento em que estamos querendo e falando tanto em privacidade, as lives vem exatamente para mostrar ao contrário. Por exemplo, muitos usuários do Periscope ( pelo menos aqui no Brasil) a maioria são jovens que abrem suas câmeras e buscam por atenção pedindo para que pessoas façam perguntas a ela ( qual a lógica disso??? carência?) Achamos ainda neste aplicativo, muito conteúdo de rádios de diversas parte do País, Igrejas e acredite se quiser, você consegue assistir a diversos depoimentos do Presidente dos EUA ( pra você que acompanha e não sabia, fica a dica).

As lives no facebook, noa parte vemos pessoas mostrando o que estão fazendo com suas famílias, cultos religiosos, e eventos em gera, além claro de rádios e emissoras de TV.

( Só lembrando que esses comparativos de lives são em base do que tenho acompanhado nestas redes)

Já no Instagram, percebo que muitos artistas usam o Instagram para se comunicar com seus fãs, diferente do Facebook. No Instagram vejo até o momento pouca interação de tvs e rádios.

E você? gosta de uma live? Já teve problemas do tipo, fazer uma live e no que disse ou mostrou foi mal compreendido ou mal o interpretado? Se sim, comente ai nos comentários para que possamos juntos ter uma reflexão sadia e respeitosa sobre as Lives de nossas vidas rsrsrs.

Eu sei que podemos encontrar conteúdo de todos os gêneros, de qualquer credo, de qualquer manifestação e muitas vezes elas são bastante uteis, como por exemplo um engarrafamento, um protesto de rua, uma apresentação cultural,  um momento memorável como sua formatura, talvez você queira compartilhar isso com todos da sua rede não é verdade?

Então comenta ai qual sua opinião sobre as lives, compartilhe conosco sua opinião e ou experiencias!!!

Você pode fazer isso deixando um comentário em nosso site www.apertaorec.com

Em nossas redes sociais:

Facebook | @apertaorec

Twitter | @apertaorec

Instagram |@apertaorec

Ou ainda nos encaminhar um e-mail para : apertaorecpodcast@gmail.com colocando no assunto Aperta o Rec 026 | Lives & Streaming”

Coloque seu nome e de onde você é combinado!

Obrigado por sua atenção e até o próximo Aperta o Rec – Podcast


Bibliografia da pesquisa:

https://aovivonaweb.tv/blog/um-pouco-sobre-a-historia-do-streaming

https://www.significados.com.br/streaming/

http://link.estadao.com.br/noticias/cultura-digital,transmissao-ao-vivo-pelo-facebook-live-chega-a-todos-os-usuarios,10000047902

http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2017/01/instagram-live-chega-ao-brasil-video-ao-vivo-ja-esta-disponivel.html

https://www.agenciasawi.com.br/blog/o_youtube_e_a_transmissao_de_videos_ao_vivo/