Porque é tão difícil conquistar novos ouvintes para a mídia Podcast

Essa talvez seja uma pergunta que todos os Podcasters se fazem. Como conquistar novos ouvintes levando em conta a forma como se ouve o podcast? Será que esta questão é tão complicada assim de se responder?

 

Hoje com o crescimento no acesso a internet aqui no Brasil, muitas pessoas tem acesso a diversas formas de conteúdo. Hoje é muito simples como você bem sabe se produzir algo em texto, voz ou vídeo e publicar isso na internet, com um smartphone você consegue através de um aplicativo (Não estou levando em consideração a questão da qualidade deste conteúdo e sim a facilidade de criação e postagem ok?!) e com relação ao podcast a impressão que tenho é que existe uma realidade e um mito talvez em torno disso pois na minha opinião, nós produtores de podcast precisamos mudar nossa linha de pensamento e sair a conquista de novos ouvintes.

Podcast não é tão complicado de se explicar para ouvir, pois se trata de um conteúdo em áudio, bem parecido com os programas de rádio onde se é apresentado ou debatido um tema por 1 ou mais pessoas e você consegue ouvir de diversas formas como via Streaming através de aplicativos em sites, aplicativos via Streaming ou mesmo offline baixando os programas para ouvir quando quiser, essa é a realidade da era “On Demand”, então porque encontramos tanta dificuldade em propagar esse tipo de conteúdo se temos diversas formas tão práticas para oferecer aos nossos futuros ouvintes?

Vamos a alguns pontos pontos positivos e negativos:

Positivos:

  • Possibilidade de se ouvir através de aplicativos que permitem ouvir online via Streaming ou offline, fazendo o download dos programas e após execução a maioria dos aplicativos permite a exclusão do programa exibido mediante a configuração;
  • Sistemas iOS já possuem um aplicativo nativo chamado “Podcast” para consumo da mídia, isso porque tudo começou com eles (Caso você queira saber como o podcast nasceu clique aqui)
  • Sistemas Android não possui um aplicativo nativo dele (ainda), porém oferece várias opções para o seu usuário consumir (inclusive muitos deles estão sendo disponibilizados para usuários iOS);
  • Sites bem produzidos onde praticamente todos permitem o download de seus arquivos em MP3 em diversos tamanhos para facilitar caso você não tenha tanto espaço em seu computador/notebook/tablet e não use um aplicativo para isso, ou ainda opte de baixar para ouvir em seu carro utilizando um Pendrive para isso ( como você pode perceber existem diversas opções)
  • Plataformas de Streaming de músicas como Spotify, Deezer, Stitcher, iTunes, TuneIn Radio e muitas outras pelo mundo estão agregando podcast em suas plataformas, cada uma com sua regra, mas aos poucos elas estão adicionando. Levando em consideração que muitas delas são via streaming não há uma dificuldade nisso pois o usuário já fazem isso com música, porque não fazê-lo com podcast?;
  • Existe uma diversidade enorme de assuntos e pontos de vista para você escolher;
  • Você consegue ter acesso direto com o produtor do conteúdo;

Negativos: (até certo ponto pois não vejo desta forma mas preciso apresentar alguns motivos compartilhado por alguns colegas)

  • Necessário ter internet para ouvir via Streaming ou baixar os programas;
  • Pela diversidade de temas a mídia se torna de nicho (o que também é um ponto positivo)
  • Muitos programas não trazem uma boa qualidade de áudio, outros superam expectativas com superproduções (essa parte é muito positiva);

Esses são alguns motivos que ouço de colegas podcasters e ouvintes sobre pontos positivos e negativos porém não é uma regra e acredito que você poderia acrescentar mais sobre esses dois pontos, concordar e discordar também.

Um dos grandes dilemas que ouço de muitos produtores é a competitividade com o YouTube. “Se houvesse uma plataforma de distribuição como Youtube, facilitaria nossa vida” essa frase eu ouço bastante e foi esse tipo de comentário que me motivou a escrever este artigo porque sinceramente eu discordo se analisarmos alguns pontos como:

  • Para acessar o YouTube, você precisa de uma internet boa e estável para que consiga ter seu vídeo em boa qualidade e assistir sem interrupção;
  • Você não tem um aplicativo que permite fazer o download e assistir depois comparado ao podcast (existe outras formas para se fazer isso);

No podcast temos muitas semelhanças ao Rádio, inclusive quando comparamos a Televisão e o YouTube. Áudio e Vídeo sempre competiram entre si (e acredito que sempre será assim). Quando a Tv chegou no Brasil e foi inaugurada em 18 de Setembro de 1950, muitos profissionais do Rádio migraram para Tv e muitos disseram que o Rádio não sobreviveria e chegaria ao fim. Mais de 60 anos depois estamos na era da Internet, onde temos Rádio, TV na internet e também muitos canais de conteúdo independente que só estão na internet fazendo com que muitos deixem de consumir as mídias tradicionais para consumir apenas conteúdos na rede ( ouça o Podcast Aperta o Rec 029 onde conversei com o Ruy que fala um pouco da sua experiência – clique aqui!).

Levando em consideração os dias atuais que estamos vivendo, será que realmente ainda é tão difícil assim conquistar novos ouvintes e apresentar o podcast para a grande massa que precisa ser conquistada?

Surgiro mudar esse nosso pensamento, mudar nossas regras de compartilhamento. Nossos ouvintes estão consumindo Youtube, Netflix, Spotify, Deezer e não reclamam de ouvir suas músicas preferidas desta forma, porque não ouvir nossos programas? fato é que existem certas dificuldades em inserir programas nestes aplicativos de Streaming musical por diversos motivos, mas com o crescimento da necessidade de aplicativos que facilitam quase tudo em nossa rotina diária, não é tão complicado assim de compartilhar o podcast para outras pessoas.

Você precisa saber pra quem você está falando, para saber onde seu público está. Achando ele você precisa conquistá-lo com um conteúdo bom que prenda a atenção e coisas como qualidade de áudio e edição que acredito não ser necessário mencionar neste artigo.

O resto vem com o tempo, consequência de um trabalho sério e dedicado, cedo ou tarde o resultado chega, depende de como você conta o tempo que passa. Às vezes queremos determinados resultados mas não estamos entregando este trabalho para conquistá-lo.

 

Um abraço,

 

Tiago Augusto (Tas)

Comunicador e criador de conteúdo nos Podcasts: Aperta o Rec – Rádio & Podcast, Portal Músicalize e Rascunho Podcast