O Rádio na Internet

O Rádio se supera e se reinventa mais uma vez com os avanços da internet.

 

É isso ai! O Rádio se supera e esta na internet com uma força que surpreende e conquista muito mais adeptos com a evolução da internet em nosso país. Uma coisa é verdade e não podemos ignorar, ainda não temos um serviço de qualidade, muita coisa ainda precisa ser melhorado, mas se compararmos e voltarmos no tempo, lá pelo anos 2000, quem não se lembra de ter que esperar a madrugada para se conectar para não ter uma conta telefônica enorme, isso estamos apenas comentando às conexões que eram pelo seu computador.

Estamos no ano de 2017, e muita coisa evoluiu de lá pra cá. Hoje o serviço de Streaming tem tomado conta de tudo, plataformas digitais de música, filmes e séries, e até o rádio. Hoje a internet móvel, com a melhoria no sinal 4G hoje você já consegue ouvir uma rádio online, assistir uma série sem precisar baixar em seu Smartphone e com isso temos um avanço muito bom e uma oportunidade enorme de opções para ouvir, o que é muito bom.

Agora se tratando de rádio online, queremos chamar a sua atenção para as emissoras que estão apenas na internet. Sabendo que a internet é um excelente campo para divulgação, exposição, a pergunta que fica é… por que essas emissoras enfrentam tanta dificuldade em conseguir anúncios por exemplo? Por que muitas vezes são encaradas como amadoras? algumas emissoras possuem equipamentos tão profissionais quanto uma emissora que transmite no AM ou no FM e muitas vezes até melhores, a única diferença é que não transmitem sua programação através de um transmissor.

Precisamos concordar que por outro lado, a facilidade de se ter uma Rádio online hoje em dia é muito simples e também a um custo relativamente baixo você consegue ter o Streaming para estar online transmitindo seu conteúdo e com isso encontramos diversas emissoras com uma programação excelente e outras com uma programação ruim. Mas na realidade o que motiva alguém colocar uma rádio online sabendo que muitas vezes ela trará apenas despesas e lucro em sua maioria será zero. Com Radialista eu respondo, é a paixão por comunicação e é essa paixão que motiva muitos a terem sua rádio online. Muitos locutores saem do dial e montam sua própria rádio online para trabalhar e também sair do padrão que rege hoje o rádio no Brasil.

Quando você esta numa rádio online, você esta num ambiente sem fronteiras, você fala com o mundo inteiro e é ai que começa o segredo do sucesso. Pelo Dial as emissoras ficam limitadas a transmitirem até determinado local, os transmissores tem seus limites de alcance limitados pela concessão que lhe é fornecida já a internet não, então como fazer para se ter sucesso na internet ?

  • Fale para o mundo todo;
  • Procure patrocinadores que estão também na internet;
  • Conheça sua audiência e se aproxime cada vez mais dela através das redes sociais e qualquer outro meio de contato direto e imediato que a internet possibilitar, sim o retorno imediato é fundamental ao ouvinte da internet;
  • Tenha uma programação interativa e inovadora, músicas sempre atuais e mantenha um foco na programação;
  • Lembre-se, na internet, a audiência oscila bastante e com isso os números também, então descubra como conquistar seu ouvinte e o fidelize, números de acesso não são importantes se eles não permanecem. Uma audiência fiel é aquela que se relaciona com você;
  • Não queira ser uma igual uma rádio que esta no sinal aberto, seja criativo e diferente;
  • Faça primeiro por amor, o resultado financeiro pode demorar ou mesmo não vir;
  • Faça por onde ter equipamentos de qualidade, esteja nos agregadores de rádio web e tenha seu próprio aplicativo;

Agora, queremos saber usa opinião sobre o rádio na internet, se você ouve, qual emissora você ouve. Se não ouve, por quê você não ouve? seria pela programação, músicas enfim. Deixe seu comentário  e aproveite e deixe o link da emissora que você ouça e compartilhe essa programação com outras pessoas.

 

Por: Tiago Augusto (Tas)

Radialista & Podcaster 

 

Ouça este Podcast que gravamos falando um pouco mais sobre Rádio Web.